fbpx

Seu rosto, sua chave!

  Publicado em 04/09/20
  7 minutos

Se há alguns meses a tecnologia de reconhecimento facial era sinônimo de inovação para os locais que a possuíam, recentemente se tornou sinônimo também de segurança para saúde e proteção dos frequentadores — muito além do seu principal propósito: a identificação através da biometria facial.

Os benefícios não param por aí, rapidez, identificação à distância, dispensar o uso de crachás também estão entre os itens da lista de vantagens da tecnologia de reconhecimento de imagem. Considerando a qualidade e a disponibilidade dos equipamentos oferecidos no mercado atualmente, é indispensável ter o controle de acesso facial como principal opção na hora de começa um projeto.

No texto de hoje, saiba tudo sobre essa tecnologia e confira os principais modelos de equipamentos para reconhecimento facial da Hikvision; descubra o melhor para o seu projeto.

 

Navegue pelos tópicos:

Biometria facial: o que é?

Como funciona o terminal de reconhecimento de face na prática?

Quando surgiu o controle de acesso facial?

Opções de equipamentos com tecnologia de reconhecimento de imagens

NVR – 16-ch 1U 16 PoE 4K DeepinMind

DS-K1T604MF DS-K1T606MF

DS-K5603-Z

DS-K1T331W para 300 faces

Facial IDS-2CD8426G0/F-I

Pontos positivos de todo terminal de reconhecimento facial Hikvision

 

Biometria facial: o que é?

Sim, apesar de associarmos biometria à digital, a biometria está relacionada ao estudo de digitais, retina, íris, voz, mãos e veias, assinatura e, claro, da face. Para o reconhecimento, identificação e controle, a tecnologia do terminal de acesso facial se baseia nessas características únicas de cada indivíduo.

 

Como funciona o terminal de reconhecimento de face na prática?

Para identificar a face e liberar o acesso, o equipamento precisa de um pré-cadastro de todos aqueles que podem adentrar o local. Através desse cadastro, feito com uma imagem, a tecnologia do terminal de reconhecimento de face traça os padrões únicos de cada pessoa, armazena esse resultado e o compara a cada rosto que passa por ele para, então, liberar o acesso — ou não, para aqueles que não estiverem cadastrados.

Você pode se perguntar: e se as pessoas mudarem? Formato das sobrancelhas, cabelo, ausência ou presença de maquiagem ou barba… Tudo isso é avaliado pelo aparelho. A cada tentativa de acesso essas mudanças são somadas ao primeiro cadastro. Apesar de detalhado, esse reconhecimento é feito de forma rápida e eficiente.

 

Quando surgiu o controle de acesso facial?

A tecnologia de biometria facial existe há muito tempo, sendo adaptada e melhorada a cada ano. Atualmente, chegamos ao ponto de termos essa tecnologia superacessível: até smartphones já são capazes de fazer o reconhecimento facial para desbloqueio do aparelho e aplicativos.

Obviamente, a tecnologia da biometria facial disponível nos terminais de acesso são muito mais precisas e completas. Com o tempo, os softwares foram evoluindo, diminuindo a chance de falso-positivo, de erros e de enganar o aparelho. Atualmente, essa tecnologia é tão ou mais segura que as demais tecnologias disponíveis no mercado, mas com muito mais vantagens, rapidez e facilidade. 

Por isso, é possível projetar um terminal de acesso facial para qualquer ambiente que necessite controle e segurança. É uma ótima tecnologia para condomínios corporativos ou residenciais, empresas e moradias. Existem aparelhos igualmente eficientes tanto para pequenos quanto para grandes locais, acessível para o bolso do cliente.

 

Vantagens de escolher o controle de acesso facial

Além de ser utilizada para o controle de acesso, o reconhecimento facial também abre a possibilidade de mapear a localização de uma pessoa através de câmeras de segurança, o que faz essa tecnologia se sobressair às demais biometrias, como a digital, a mais utilizada.

Dependendo do local, para tornar a segurança ainda mais forte, é recomendado a combinação de mais de uma validação, como reconhecimento facial e o uso de crachá, ou o reconhecimento facial e senha, por exemplo.

 

Onde usar o controle de acesso facial

Se você imaginou que o terminal de reconhecimento de face só serviria para grandes edifícios corporativos ou grandes empresas, se enganou. É possível encontrar equipamentos ideais para o tamanho e características de cada projeto.

segurança predial, por exemplo, pode contar com a tecnologia da biometria facial. Seja condomínio corporativo ou residencial, grande ou pequeno. Além da segurança condominial, a tecnologia é ideal para empresas, como fábricas, escritórios, escolas e lojas, bem como para uso privado, até para controlar o acesso a determinados cômodos.

Confira como usar a tecnologia de reconhecimento de imagem em diferentes locais:

Segurança condominial

O reconhecimento facial é uma excelente tecnologia para condomínios pequenos. O equipamento identifica a face e libera o acesso se for um morador já cadastrado, garantido máxima segurança predial.

A Hikvision possui vários modelos de terminais faciais que podem ser instalados em residências até grandes projetos, o tamanho do local ou a quantidade de acesso não são fatores de exclusão da tecnologia de reconhecimento de imagem.

Existem modelos econômicos que suportam 300 pessoas e modelos melhores que suportam até 50.000 pessoas

 

Para empresas de todo tamanho

Para empresas o tamanho também não importa, basta combinar o equipamento e o projeto ideal. Em empresas, é possível substituir o acesso feito por cartões e catracas pelo controle de acesso facial, no caso de um modelo mais simples (para até 300 pessoas) o custo chega a ser muito próximo ou até menor que equipamentos que usam biometria da digital ou cartão, ou seja, custo não é o problema.

Já as grandes empresas, que têm maior fluxo de pessoas, o terminal de acesso continua sendo indicado. O sistema de reconhecimento facial tem um tempo de autenticação de 0,2 segundos e é capaz de fazer a autenticação com até 3 metros de distância da pessoa. Então, o tempo para reconhecimento não atrapalharia o fluxo de entrada.

 

Para uso privativo em residências

Para projetos de segurança residencial, o controle de a cesso facial também é indicado. Pode ser utilizado na entrada da casa e até mesmo em cômodos. O equipamento é totalmente independente, há somente a necessidade de um ponto de energia, caso queira monitorar e fazer uma gestão pelo App ou pelo PC dá para usar uma conexão IP por cabo de rede ou Wi-Fi.

 

Opções de equipamentos com tecnologia de reconhecimento de imagens

Separamos alguns modelos com tecnologia de reconhecimento facial e contamos um pouco sobre cada um deles. Confira qual seria o mais indicado para o seu projeto.

 

  • NVR – 16-ch 1U 16 PoE 4K DeepinMind NVR

Com esse aparelho, é possível realizar o reconhecimento facial de até oito canais, com 16 bibliotecas e até mil fotos ao todo. Além disso, pode ser conectado a câmeras IP de até 16 canais e possui visualização ao vivo, de alta definição de até 12 MP, armazenamento e reprodução.

 

  • DS-K1T604MF e DS-K1T606MF:

dois modelos de terminais de reconhecimento facial na montagem da base ou parede.

  • DS-K5603-Z: 

um componente de reconhecimento facial que podem ser integrados aos torniquetes.

Esses três modelos de terminal de reconhecimento de face garantem um acesso rápido à entrada de locais. A principal diferença é o local de instalação, sendo base ou parede.

Os aparelhos podem ser girados horizontalmente, quando projetado para uso em conjunto com guinchos. Isso permite que ele capture imagens faciais de diferentes ângulos de maneira mais eficaz, tornando os equipamentos muito versáteis e aplicáveis em diversos tipos de projetos.

Além disso, ainda é possível fazer combinações de frontend e backend para que a instalação atenda a todas as necessidades do local que estiver sendo realizado o projeto. Por exemplo, combinar com autenticação de cartões.

A integração de algoritmos desenvolvida pela Hikvision permite que a biometria facial seja realizada sem atrasos na transmissão. Em média, a identificação pode ser feita com 99% de precisão em apenas 0,5 segundos, isso permite que 40 pessoas sejam identificadas por minuto. Totalmente eficaz mesmo nos horários de maior fluxo de acesso.

 

  • DS-K1T331W para 300 faces

A tecnologia que une a melhor tecnologia de reconhecimento facial e economia é inovadora no mercado. Apesar de compacto, o grande diferencial desse modelo é sua tecnologia, que se baseia no mesmo conceito dos modelos superiores (que registram mais faces), com o mesmo tempo de resposta, mesma confiabilidade e mesma precisão somente com a capacidade de faces reduzida a 300.

 

  • Facial IDS-2CD8426G0/F-I

Essa câmera possui design binocular, e detecta, captura e faz o reconhecimento facial, identificando características como gênero, idade, óculos, máscara e barba. Por ser capaz de reconhecer até 30 faces de uma vez, é indicada para ambientes com grande circulação de pessoas.

É possível combinar a câmera com outras soluções e ser uma ferramenta para o controle de acesso facial, também podendo ser usada em diferentes tipos de projeto.

 

Pontos positivos de todo terminal de reconhecimento facial Hikvision

Os terminais Hikvision funcionam de forma confiável até mesmo com iluminação comprometida, identificando rapidamente a face, por isso, funciona em praticamente qualquer cenário.

Possuem taxa de precisão acima de 99%, o que torna um método seguro, liberando o acesso apenas de pessoas cadastradas e eliminando a possibilidade de fraudes. Inclusive, possui detecção de falsificação e criptografia de dados para proteger a privacidade, além de acoplamento de eventos, integração CCTV e NVRs e funções de reconhecimento no escuro.

 

 

Fale com a Satis, nosso especialista indicará o melhor modelo para o seu projeto:

Entre em contato através dos telefones (11) 2275-0847 | (11) 96377-5108 ou compre pelo WhatsApp.

 

Conheça o Grupo Satis

O Grupo Satis atua como distribuidora de equipamentos de segurança, distribuidor Hikvisiondistribuidor JFL e demais marcas de equipamentos de segurança eletrônica (CFTV e Alarme), como: Linear-Nice, Condutti, Betacavi, Control ID, Fasgold, Lacerda, Morey, MCM, Stilus, Dutoplast, Shelter, Confiseg.

Oferecemos as melhores tecnologias disponíveis no mercado para um controle de acesso sem toque, priorizando não apenas a segurança física dos frequentadores, mas também a sua saúde.

 

Participe dos nossos treinamentos

Também temos à disposição treinamento técnico e comercial, confira os conteúdos disponíveis aqui em nosso site.

INSCREVA-SE 


O Grupo Satis é um distribuidor Hikvision, JFL, Linear-Nice, entre outros. Estamos em São Paulo e garantimos entrega em 24 horas para a cidade.

 

Carrinho