fbpx

Tudo sobre controle de acesso biométrico | Conheça as 3 opções

  Publicado em 26/08/22

O controle de acesso biométrico e facial é um dos tipos de sistemas de segurança mais populares do mercado e por um bom motivo: combina segurança e conveniência de uma forma que nenhum outro sistema de controle de acesso consegue.

O controle de acesso refere-se ao gerenciamento de um ponto de acesso, como porta, catraca e elevador, etc. De forma a permitir a entrada apenas de usuários autorizados. Embora os sistemas de controle de acesso possam ser usados para praticamente qualquer ponto de acesso que use um mecanismo de trava eletrônica, as portas são as aplicações mais comuns.

Os sistemas de controle de acesso vêm em três tipos, com base em:

1. O que o usuário tem (baseado em objeto):

O usuário deve possuir um objeto específico para ser concedido a entrada. Tipos comuns de tokens de acesso baseados em objetos incluem chaves ou cartões de identificação.

2. O que o usuário sabe (baseado em informações):

O usuário deve conhecer um código específico para poder entrar. Os tipos comuns de códigos de acesso baseados em informações incluem senha ou número do PIN.

3. Quem é o usuário (baseado na biometria):

O usuário se identifica com o próprio corpo por meio da biometria. As modalidades biométricas comuns incluem impressão digital, reconhecimento facial e varredura da íris. 

Por que a biometria é usada em sistemas de segurança?

Os sistemas de acesso tradicionais têm uma vulnerabilidade crítica: objetos e dados podem ser compartilhados ou roubados, permitindo que alguém que não seja o usuário pretendido acesse a instalação se os conseguir. 

Isso pode, ou não, ser um grande problema, dependendo do nível de segurança necessário.

O problema com as senhas é que, por serem apenas informações, elas podem ser facilmente compartilhadas e distribuídas entre um número infinito de pessoas (mesmo que essas não estejam autorizadas).

Os tokens de acesso físico (como chaves, chaveiros e cartões de identificação) compartilham uma vulnerabilidade semelhante: eles podem ser facilmente perdidos ou roubados, permitindo que quem tem acesso ao token tenha acesso à instalação.

A biometria, no entanto, não tem essa vulnerabilidade. Como seu código biométrico exclusivo está sempre com você, é muito difícil para qualquer pessoa além de você acessá-lo.

Quais são os benefícios da biometria para o controle de acesso?

Os principais benefícios do uso da biometria para controle de acesso são segurança, praticidade e redução de custos.

Segurança

Inerente ao usuário

Como a biometria usa a biologia única de uma pessoa para verificar sua identidade, é extremamente difícil que ela seja tomada ou usada por qualquer pessoa que não seja o usuário pretendido.

Difícil de duplicar

Tokens de acesso tradicionais, como cartões-chave, podem ser facilmente falsificados usando um simples duplicador de cartão-chave. A biometria, no entanto, geralmente é muito mais difícil de falsificar porque a maioria dos sistemas biométricos modernos usa testes de vivacidade para garantir que os dados biométricos sejam provenientes de um humano real e não de uma réplica forjada.

Fácil gerenciamento das permissões

Utilizando de tecnologias biométricas da segurança eletrônica, os administradores podem conceder ou revogar instantaneamente permissões de acesso diretamente do painel do console, permitindo que eles garantam que apenas usuários ativos e não suspensos tenham acesso.

Conveniência

Não pode ser perdido ou esquecido

Os sistemas de controle de acesso biométrico são extremamente convenientes, pois permitem que usuários autorizados acessem as instalações sem precisar de nada além de si mesmos.

Fácil acesso

Sua identificação biométrica está sempre à mão, então não é mais necessário ficar procurando na bolsa, carteira ou bolso. 

Eficiência

Os equipamentos biométricos são capazes de identificar usuários em menos de um segundo, eliminando a ineficiência e os atrasos causados ​​por verificações manuais de identidade, senhas ou PINs.

Redução de custos

Menos funcionários

Os sistemas de controle de acesso biométrico podem economizar dinheiro para as empresas e condomínios, reduzindo a necessidade de pessoal de segurança dedicado aos pontos de acesso. 

Zero custo de reposição

Os sistemas de controle de acesso que usam tokens físicos, como cartões-chave, possuem um custo extra oculto: taxa de substituição do token/cartão perdido, o que é uma ocorrência bastante comum. 

https://satisdistribuidora.com.br/lp/condominio-inteligente/

Quais são os diferentes tipos de biometria para controle de acesso?

Existem três biometrias que são mais comumente usadas para controle de acesso:

1. Impressão digital

Quando a maioria das pessoas pensa em “biometria”, a impressão digital é provavelmente a primeira coisa que vem à mente.

A impressão digital é uma biometria antiga e testada pelo tempo. Os antigos chineses usavam impressões digitais para autenticar documentos governamentais, e os babilônios usavam impressões digitais para assinar contratos escritos. Ou seja, é bastante eficiente. 

Hoje, a impressão é usada para uma variedade de aplicações, desde identificar suspeitos na cena de um crime e realizar verificações de antecedentes até autenticar pagamentos e desbloquear dispositivos móveis.

2. Reconhecimento facial

O reconhecimento facial ganhou muita popularidade recentemente. Já conseguimos ver essa tecnologia em aeroportos, indústrias, hospitais, bancos, shoppings e até mesmo em condomínios.

3. Varredura de íris

O padrão único e altamente detalhado da íris a torna uma escolha natural, e indicada, para a biometria.

Os scanners de íris usam luz infravermelha e câmeras de alta resolução para criar um mapa detalhado da íris e, em seguida, convertem essas informações em um modelo que se torna o ID biométrico de uma pessoa.

Investir em segurança biométrica também é investir em conveniência

Existem várias razões principais pelas quais a biometria é uma escolha tão popular para controle de acesso. Tradicionalmente, há uma troca de conveniência ao mudar para tecnologias mais seguras, mas a biometria é um dos poucos exemplos de atualização de segurança que também aumenta a conveniência. É o melhor dos dois mundos.

Por causa disso, a biometria está se tornando rapidamente a escolha para fins de controle de acesso. No entanto, nem todas as biometrias são iguais. 

É por isso que, depois de testar praticamente todas as biométricas do mercado, a Satis finalmente se estabeleceu como uma empresa de segurança eletrônica que fornece soluções de biometria para o mercado. 

O mais indicado, ainda, é procurar por empresas do ramo de segurança com profissionais especializados no assunto. Não conte apenas com um post da internet para definir e planejar um projeto de segurança e automação. 

Soluções Integradas e Tecnologias para Segurança

A Satis vai muito além de um distribuidor de segurança eletrônica, pois oferecemos diversos serviços juntamente com a revenda Hikvision, JFL ou qualquer outra marca.

Nossa equipe presta um atendimento personalizado, uma venda consultiva para orientar 100% o integrador a desenvolver seu projeto. Na Satis você encontra a orientação de profissionais técnicos e experientes, que sabem tudo sobre os equipamentos de segurança do momento. Por isso, podemos ajudar você a desenvolver o projeto do seu cliente desde o início até o momento de instalação. 

Conheça nosso Champion Hikvision

A Satis é um distribuidor de segurança eletrônica que conta com um funcionário Hikvision disponível em tempo integral para os integradores, chamado Champion Hikvision.

Nosso Champion Hikvision é o André, ele auxilia os clientes do início ao fim dos projetos, orienta sobre manutenções, suporte técnico e demais dúvidas que os integradores possam ter em relação aos equipamentos Hikvision.

Como um especialista da marca, O Champion Hikvision está por dentro de todas as novidades.

Carrinho