fbpx

Saiba como potencializamos a segurança do Alphaville Tênis Clube otimizando o controle de acesso

  Publicado em 06/11/20
  10 minutos

Este é um conteúdo destinado a empresas de segurança eletrônica.

Por isso, se você estiver procurando por soluções (projetos e instalações) de segurança eletrônica para sua casa, condomínio ou empresa, clique aqui e conheça nossos parceiros! Eles podem te ajudar com projetos sob medida para suas necessidades.


O controle de acesso tem uma nova exigência: além da segurança, precisa assegurar a saúde dos frequentadores. No período pós covid-19, quando é necessário máximo controle, os locais precisam contar com a melhor tecnologia para atender ambas necessidades. Esse foi o caso do Alphaville Tênis Clube, que percebeu que precisava atualizar seu controle de acesso para funcionar da melhor forma possível. O clube encontrou o Grupo DETK, que pôde contar com todo suporte da Satis para esse projeto.

Como é possível otimizar o acesso dos frequentadores, liberando a entrada apenas de pessoas cadastradas e ainda medindo sua temperatura? Esse foi o desafio do projeto desenvolvido pela DETK com a Satis para o Alphaville Tênis Clube. E a proposta foi uma solução eficiente e totalmente automatizada.

Conheça os equipamentos de segurança utilizados nesse projeto e veja como ficou o resultado. Além disso, entenda como a Satis atuou como distribuidora de equipamentos de segurança auxiliando o integrador DETK.

Fique por dentro dos tópicos:

1 – O desafio de combinar medição de temperatura e controle de acesso sem contato

2 – A solução projetada sob medida

3 – Veja como ficou (com fotos e vídeos!)

4 – Saiba mais sobre as tecnologias utilizadas

Tecnologia de reconhecimento de imagem

Como funciona a tecnologia de reconhecimento de imagem?

Câmera termográfica

Como funciona as câmeras térmicas infravermelho?

5 – Conheça o Alphaville Tênis Clube

6 – A visão do integrador Grupo DETK

1 – O desafio de combinar medição de temperatura e controle de acesso sem contato

O Alphaville Tênis Clube buscou o Grupo DETK com um pedido claro: desenvolver um projeto de controle de acesso com as tecnologias mais recentes, que focasse na segurança e dispensasse o contato físico dos frequentadores com os aparelhos.

Além de um controle seguro e preciso, era importante não comprometer a saúde dos frequentadores. Essas prioridades dependiam de:

  • Acesso rápido, evitando aglomerações e filas;
  • Solução automatizada, dispensando a necessidade de colaboradores para controlar a entrada e saída;
  • Liberação sem toque, o que dispensa a limpeza dos equipamentos a cada acesso;
  • Aferição de temperatura automatizada, sem colaboradores;
  • Controle seguro, com mínima ou nenhuma probabilidade de erro.

Com esse desafio em mente, o integrador DETK, especialista em integração e desenvolvimento de sistema de acesso, entrou em contato com a nossa equipe para encontrarmos os melhores equipamentos para esse projeto, atendendo a cada demanda.

  • Primeiro passo: prova de conceito (POC)

Diante do problema do Alphaville Tênis Clube, a Satis viu como melhor solução oferecer equipamentos com tecnologia de reconhecimento facial e medição de temperatura.

Então, juntamente com o Grupo DETK a Satis fez uma Prova De Conceito (POC), que consiste em levar os equipamentos para realizar uma demonstração prática da tecnologia, como um “show room” em domicílio para que o cliente visse a proposta de forma clara.

  • Segundo passo: instalação realizada pelo integrador DETK

Uma vez que o cliente aprovou o projeto e a tecnologia proposta, a instalação e a implementação fica sob o comando do integrador e o suporte remoto e local da Satis. Esse processo levou em torno de dois meses para ser concluído.

  • Terceiro passo: integração ao software

Além dos equipamentos, o software utilizado em conjunto é vital para a eficácia do projeto. Essa etapa também fica sob responsabilidade do nosso cliente, o integrador DETK que ofereceu seu software para o Alphaville Tênis Clube usufruir de uma solução completa no controle de acesso.

2 – A solução projetada sob medida

Agora que você entendeu o desafio que a Satis assumiu com o Grupo DETK, entenda a solução completa para otimizar o controle de acesso com segurança e proteção à saúde dos frequentadores.

  • Equipamentos:

Para o projeto oferecido pela DETK ao Alphaville Tênis Clube, a Satis indicou equipamentos com tecnologia de reconhecimento facial (Liberação sem toque, o que dispensa a limpeza frequente dos equipamentos ✔) e medição de temperatura automático (Aferição de temperatura automatizada, sem colaboradores ✔).

O equipamento utilizado foi o modelo de controle de acesso Facial Hikvision (DS-K1T671TM-3XF) com capacidade de 50 mil faces, medição e reconhecimento em até um segundo. Graças a sua tecnologia avançada, é capaz de identificar usuários até mesmo com máscaras, o que contribui para maior agilidade no acesso.

Além disso, o projeto contou com catracas, que foram integradas a esses equipamentos. No total, foram três equipamentos para a entrada e dois para a saída.

  • Suporte sob medida

Todo o apoio dado pela Satis, desde a POC (prova de conceito) até a entrega do projeto (que levou dois meses, em média), foi fundamental para o resultado completo e eficaz.

A Satis oferece ao integrador DETK suporte técnico remoto e presencial, o que fez toda a diferença para que o integrador optasse por nós, nosso formato de atuação é trabalhar realmente em conjunto, visando que o projeto seja entregue com excelência.

3 – Veja como ficou (com fotos e vídeos!)

4 – Saiba mais sobre as tecnologias utilizadas

Tecnologia de reconhecimento de imagem

Uma das tecnologias presentes no modelo DS-K1T671TM-3XF Hikvision é o reconhecimento de face. Para identificar a face e liberar o acesso, o equipamento precisa de um pré-cadastro de cada pessoa quem tem permissão de acesso. Através desse cadastro, feito com uma imagem, a tecnologia de reconhecimento de face traça os padrões únicos de cada pessoa, armazena esse resultado e o compara a cada rosto que passa por ele para, então, liberar o acesso — ou bloquear seu acesso, para aqueles que não estiverem cadastrados.

Mesmo que as pessoas passem por mudanças na aparência, como alterar o formato das sobrancelhas, cabelo, estar ou não de maquiagem ou barba e até o uso de máscara… tudo isso é avaliado pelo aparelho. A cada tentativa de acesso essas mudanças são somadas ao primeiro cadastro. Apesar de detalhado, esse reconhecimento é feito de forma rápida e eficiente.

Como funciona a tecnologia de reconhecimento de imagem?

A tecnologia de reconhecimento de imagem encontrada em terminal de acesso facial funciona como a biometria comumente associada à identificação de impressão digital. Mas a biometria também é usada para identificação de outras características, principalmente quando falamos de segurança e controle de acesso facial.

A biometria pode validar características como rosto, olhos (retina e íris), voz, geometria das mãos ou das veias e até a assinatura, entre outras características, tanto fisiológicas quanto comportamentais.

O reconhecimento facial entrega mais do que segurança, também é mais ágil na hora de identificar e liberar o acesso, unindo rapidez e proteção. Com um terminal de acesso facial, a identificação é feita de maneira instantânea.

Além de ser utilizada para o controle de acesso, alguns equipamentos com a tecnologia de reconhecimento de imagem também permitem mapear a localização de uma pessoa através de câmeras de segurança, o que faz essa tecnologia se sobressair às demais biometrias, como a digital, a mais utilizada.

Para tornar a segurança ainda mais forte no controle de acesso, é recomendado a combinação de mais de uma validação, como biometria e o uso de crachá, ou biometria e senha, por exemplo.

Câmera termográfica

Outra tecnologia presente nesse mesmo modelo é a medição de temperatura, por isso é um equipamento que oferece solução completa.

O equipamento faz a leitura dos raios infravermelhos e produz uma imagem que pode ser vista a olho nu.

Não é perceptível, mas todo corpo e objeto emite radiação infravermelha quando está acima do zero absoluto (-273 ºC). Quanto mais quente, mais radiação. Por isso, as câmeras termográficas também são chamadas de câmeras térmicas infravermelho, pois elas formam as imagens a partir da radiação emitida, mostrando qual é a temperatura.

Como funciona as câmeras térmicas infravermelho?

A tecnologia de câmera térmica ou, como é tecnicamente nomeada: câmera termográfica, é uma das opções mais recentes para complementar um projeto de segurança eletrônica.

Essa tecnologia é conhecida por vários nomes: câmera termal, câmera temperatura corporal, câmeras térmicas infravermelho, entre outros. Independentemente de como você possa chamar, esse equipamento pode ser utilizado em diversos ambientes para medir temperatura corporal e de objetos, para o monitoramento de equipamentos industriais, detecção de incêndios e até para identificar a temperatura corporal das pessoas, como é o intuito da aplicação nesse projeto.

Para isso, a câmera termográfica possui uma lente híbrida, ou seja, composta por uma lente térmica e outra comum. Assim, ela faz a leitura dos raios infravermelhos e produz uma imagem que pode ser vista a olho nu.

Os diferentes modelos de câmera térmica oferecem opção de apresentar imagens térmicas, imagens comuns ou a combinação das duas. Outra variação entre os modelos é a resolução. As melhores resoluções, como de 400 X 300, une a precisão de detalhes em imagens comuns, vista em câmeras de alta resolução, com a precisão de imagem de temperatura.

O diferencial do modelo DS-K1T671TM-3XF Hikvision é que ele associa a tecnologia do reconhecimento de imagem com a tecnologia de uma câmera termográfica, sendo assim um controle de acesso facial mais completo e eficiente, exatamente o que o Alphaville Tênis Clube precisava.

5 – Conheça o Alphaville Tênis Clube

O Alphaville Tênis Clube é um conceituado refúgio fundado em 1976. O local conta com ginásios poliesportivos, salões de festa, piscinas, quadras e ambientes ideais para prática esportiva e social.

Proporcionar um espaço para lazer, esporte e socialização deve estar associado a uma missão que também oferece segurança aos seus associados. Por isso, otimizar o controle de acesso com as mais recentes tecnologias era um compromisso para com todos os frequentadores e colaboradores do clube.

6 – A visão do integrador Grupo DETK

O Grupo DETK atua há mais de 15 anos oferecendo soluções seguras para seus mais de 50 clientes já atendidos.

Sua expertise contempla atender as necessidades de controle e informações, combinando equipamentos tecnológicos e sistemas de qualidade.

Com o projeto realizado no Alphaville tênis Clube, a DETK exerceu mais uma vez sua especialidade de integração e desenvolvimento de sistemas de acesso.

Encontre o melhor suporte para o seu projeto com a Satis!

Fale conosco através dos telefones (11) 2275-0847 | (11) 96377-5108, ou pelo WhatsApp.

As vantagens de contar com a Satis como distribuidora de equipamentos de segurança

A Satis tem um funcionário Hikvision disponível em tempo integral para os integradores, chamado Champion Hikvision. Ele é o suporte técnico para produtos Hikvision.

O Champion Hikvision auxilia os clientes em projetos, manutenção e demais dúvidas que os integradores possam ter em relação aos equipamentos Hikvision.

O Champion é especialista da marca e está por dentro de todas as novidades. Além de suporte técnico, o Champion Hikvision também auxilia os integradores em seus projetos, indicando os melhores produtos, com a tecnologia ideal para cada local.

Conheça a Satis – distribuidora de equipamentos de segurança

O Grupo Satis atua como distribuidor de segurança eletrônica, distribuidor Hikvision, distribuidor JFL e demais marcas de equipamentos de segurança eletrônica (CFTV e Alarme), como: Linear-Nice, Condutti, Betacavi, Control ID, Fasgold, Lacerda, Morey, MCM, Stilus, Dutoplast, Shelter, Confiseg.

Oferecemos as melhores e mais recentes tecnologias disponíveis no mercado para um controle de acesso e monitoramento. Nosso principal objetivo é atender cada cliente de forma personalizada. Oferecemos aos integradores do ramo um serviço de pós-venda eficiente através dos nossos profissionais especializados.

Temos um estoque pronto para suprir a necessidade dos integradores. Para a cidade de São Paulo, garantimos a entrega em 24 horas.

Participe dos nossos treinamentos

Também temos à disposição treinamento técnico e comercial, confira os conteúdos disponíveis aqui em nosso site.

INSCREVA-SE


O Grupo Satis é um distribuidor Hikvision, JFL, Linear-Nice, entre outros. Estamos em São Paulo e garantimos entrega em 24 horas para a cidade.

Carrinho