fbpx

Cidades inteligentes: tudo o que você precisa saber ainda esse ano

  Publicado em 26/08/22

Uma cidade inteligente é uma localidade urbana ou uma cidade onde a infraestrutura e as operações estão interligadas e conectadas à rede IoT (Internet das Coisas) por meio de vários dispositivos e sensores. O sistema ajuda a coletar e analisar dados e aproveitar os insights dessas informações para gerenciar recursos e serviços com eficiência.

É um framework de IoT e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que visa melhorar a eficiência das operações e serviços da cidade. O ecossistema da cidade inteligente também ajuda os cidadãos, suas casas e veículos a se conectarem aos serviços da cidade usando dispositivos móveis.

“Espera-se que o mercado global de cidades inteligentes cresça mais de 158 bilhões de dólares até o final de 2022, e aproximadamente 2 trilhões de dólares até 2025.”

Donna Fuscaldo, Pesquisadora da Innovation Interesting Engineering

Cidades Inteligentes: Por que e como?

Uma cidade inteligente se concentra na vida e nas necessidades dos cidadãos e ajuda a resolver os desafios resultantes da crescente urbanização. As cidades inteligentes permitem cortar custos e melhorar a sustentabilidade ambiental, social e econômica conectando dispositivos e dados com a infraestrutura e os serviços da cidade.

Esses dados são processados ​​e analisados ​​na rede IoT da cidade inteligente para monitorar e gerenciar com eficiência serviços públicos, sistemas de tráfego e transporte, abastecimento de água, usinas de energia, gerenciamento de resíduos, sistemas de informação, detecção de crimes, escolas, hospitais e muito mais. 

Isso ajuda as autoridades governamentais e os cidadãos a tomar melhores decisões, diminuir o congestionamento do tráfego, melhorar a qualidade do ar, melhorar a distribuição de energia, agilizar a coleta de lixo, etc.

Hoje, existem inúmeras cidades inteligentes em todo o mundo. Inclusive, no Brasil temos São José dos Campos, a primeira cidade do território nacional a conseguir o título oficial de cidade inteligente conforme regras da ABNT. 

Principais elementos ou recursos de uma cidade inteligente

Inúmeras iniciativas ou ideias de cidades inteligentes estão sendo adotadas em todo o mundo. Aqui estão os elementos comuns ou recursos necessários que coletivamente tornam uma cidade inteligente:

1. Conectividade sem fio

Uma rede sem fio confiável para uma cidade inteligente é o elemento mais importante, ou central, de um ecossistema de cidade inteligente. Isso geralmente é alcançado usando redes de longa distância de baixa potência.

Isso conecta todos os outros elementos ou sistemas inteligentes de uma cidade inteligente e garante seu uso eficiente por cidadãos e autoridades. Uma cidade não pode ser “inteligente” sem uma rede sem fio de alta velocidade e que funcione bem.

2. Gerenciamento Inteligente de Tráfego

A infraestrutura inteligente inclui várias instalações inteligentes que agregam segurança e conforto aos cidadãos de uma cidade inteligente, sendo a mais importante a gestão inteligente do tráfego. 

O gerenciamento inteligente de tráfego inclui monitoramento/controle de tráfego, otimização de rotas, rastreamento de veículos, redução da poluição, detecção de acidentes, prevenção de congestionamentos e muito mais.

Dados históricos de tráfego e dados coletados por meio de sensores na estrada são usados ​​para identificar áreas de congestionamento, horários e padrões. Isso pode ajudar a controlar o tráfego nesses pontos durante os horários de pico, restringindo veículos de outras cidades durante esses horários. Parquímetros inteligentes podem ajudar os motoristas a localizar vagas de estacionamento disponíveis em diferentes áreas com facilidade.

Por exemplo, os semáforos operam automaticamente com base nos dados recebidos de sensores e veículos em resposta às condições de tráfego em tempo real. Veículos autônomos são usados ​​para eliminar colisões relacionadas a erros humanos em cidades inteligentes.

Outra iniciativa inteligente na gestão do tráfego de cidades inteligentes é o uso de sensores para monitoramento e detecção de áreas propensas a acidentes e um sistema automatizado para alertar os cidadãos a evitar essas áreas temporariamente. Além disso, existem sensores para fornecer alertas e alertas às autoridades e pessoas relevantes sobre calamidades naturais.

3. Iluminação Inteligente

Um sistema de iluminação inteligente oferece gerenciamento remoto de luzes e controle de iluminação pública conectada com iluminação baseada em demanda. O sistema garante os níveis de iluminação corretos em toda a cidade, conforme necessário, com sensores que detectam e enviam informações. Isso ajuda a economizar eletricidade em grande medida.

Por exemplo, a iluminação em ruas internas ou ruas menos usadas é diminuída durante a meia-noite e automaticamente iluminada quando veículos ou pessoas são detectados. Além disso, essas luzes de rua são montadas com sensores para objetivos inteligentes adicionais, como detecção de acidentes.

4. Segurança de rede robusta

Um elemento significativo de um ecossistema de cidade inteligente é a implementação de medidas eficientes de segurança e privacidade de dados. O sistema restringe a conexão ou o acesso aos dispositivos da cidade inteligente, dados da cidade e rede IoT de elementos não autorizados.

A rede da cidade inteligente precisa ser segura, mas isso é um desafio, pois existem vários dispositivos conectados à rede IoT da cidade inteligente. Para garantir a segurança, existem regras rígidas, controles de acesso fortes e um sistema de segurança de firewall para impedir o acesso a sistemas confidenciais e práticas seguras de senha.

O sistema deve ser bem testado por meio de simulação de violação ou teste de penetração. No geral, uma cidade inteligente exige sistemas automatizados para identificar uma violação, conter o ataque e restaurar os sistemas. Além disso, deve estar bem equipado para alertar os funcionários relevantes caso ocorra uma possível violação.

5. Segurança e Gestão de Incêndios

As cidades inteligentes têm um sistema de gerenciamento de incêndio inteligente para incluir sensores que detectam e respondem automaticamente com medidas apropriadas, conforme necessário.

Por exemplo, no caso de um grande incêndio, os sensores detectam e enviam alertas para informar os bombeiros e a ambulância. Existem sistemas automatizados para ajudar na evacuação de pessoas, colocando em ação operações de resgate, ativando robôs para resgate e informando autoridades ou funcionários relevantes.

6. Preocupações Ambientais e Conservação de Energia

As cidades inteligentes visam, em última análise, a conservação de energia e a solução de preocupações ambientais por meio do uso otimizado de recursos e economia de energia. As iniciativas de cidades inteligentes ajudam a reduzir a poluição e derivam soluções alternativas amigas do meio ambiente que oferecem um ambiente saudável para os cidadãos.

Por exemplo, as luzes de rua inteligentes incorporam sensores para coletar dados de tráfego e também são equipadas com câmeras de vigilância para garantir a segurança dos cidadãos. As cidades inteligentes também utilizam painéis solares para aproveitar a energia solar e oferecem todas as facilidades para promover veículos elétricos para economizar combustível e controlar a poluição.

7. Edifícios Inteligentes

Edifícios inteligentes possuem sistemas de automação e segurança de instalações. Estes geralmente incluem sensores em edifícios para detectar danos e informar os funcionários para reparos. Os sistemas de segurança estão bem conectados para tomar as medidas apropriadas automaticamente na detecção de qualquer violação de segurança.

Em resumo: O que são cidades inteligentes?

As cidades inteligentes visam o desenvolvimento planejado e são um passo em direção a um futuro melhor. Estes destinam-se a melhorar a vida dos cidadãos e ajudar as autoridades ou a governação a ter um melhor desempenho com facilidade.

Tecnologias (incluindo IoT, AI e muito mais) são usadas para melhorar as instalações urbanas. Uma cidade que aproveita várias formas de tecnologia para melhorar e conectar várias áreas ou instalações se torna uma cidade inteligente. As economias em todo o mundo estão gerando novas ideias de cidades inteligentes a cada dia e a definição de uma cidade inteligente varia com base nas capacidades financeiras e tecnológicas dessas nações.

Soluções Integradas e Tecnologias para Segurança

A Satis vai muito além de um distribuidor de segurança eletrônica, pois oferecemos diversos serviços juntamente com a revenda Hikvision, JFL ou qualquer outra marca.

Nossa equipe presta um atendimento personalizado, uma venda consultiva para orientar 100% o integrador a desenvolver seu projeto. Na Satis você encontra a orientação de profissionais técnicos e experientes, que sabem tudo sobre os equipamentos de segurança do momento. Por isso, podemos ajudar você a desenvolver o projeto do seu cliente desde o início até o momento de instalação. 

Carrinho