Reconhecimento facial: soluções sem contato para um mundo seguro e pós-pandemia
A tecnologia de reconhecimento facial percorreu um longo caminho desde que chegou ao mercado há vários anos. Inicialmente atormentado por desafios técnicos e amplamente visto como uma solução futurista, o reconhecimento facial agora está firmemente implantado em vários produtos e aplicativos.
Novos avanços em software, especificamente nas áreas de algoritmos, redes neurais e aprendizado profundo e/ou inteligência artificial (IA), melhoraram drasticamente o desempenho e a precisão do reconhecimento facial, expandindo ainda mais seu uso.
Os poderosos recursos de identificação e autenticação do reconhecimento facial o tornam ideal para dois aplicativos: primeiro como ferramenta de segurança e segundo como solução de gerenciamento de funcionários.
Sobre a tecnologia de reconhecimento facial
O esforço para fazer com que as máquinas reconheçam rostos também remonta à década de 1960, quando um inventor chamado Woody Bledsoe, possivelmente financiado pela CIA, estabeleceu algumas das pesquisas fundamentais do campo e sonhou em usar óculos que lhe diriam os nomes de todas as pessoas que ele conhecia. Mas, assim como a tecnologia de fala, os computadores não tinham energia, dados ou programação inteligente o suficiente para fazer o reconhecimento facial funcionar.
Na década de 1990, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA) lançou um programa para incentivar o desenvolvimento comercial de reconhecimento facial, em parte para que os militares pudessem usá-lo. Com a chegada da internet, na década de 2000, surgiram bilhões de fotos digitais, dando para empresas como Facebook e Google uma enorme gama de rostos para analisar.
Quando o COVID-19 chegou, o reconhecimento facial era tão bom que uma versão da Clearview AI foi vista como uma ameaça à privacidade – perigosa o suficiente para que sua tecnologia tivesse que ser restrita.
Agora, um capacete da empresa chinesa Kuang-Chi Technology vem equipado com uma câmera infravermelha e reconhecimento facial. O usuário pode localizar alguém a 50 metros de distância que está com febre e identificar a pessoa.
Em outras palavras, o reconhecimento facial agora é altamente preciso e pode ser incorporado a quase tudo!
A solução de credenciais precisa e sem toque
Mesmo antes da pandemia do COVID-19, a natureza sem toque do reconhecimento facial como credencial de acesso estava ganhando força com profissionais de segurança eletrônica e cibernética. Usar o rosto de um indivíduo como credencial de controle de acesso elimina a necessidade de cartões físicos ou códigos PIN. Os leitores de reconhecimento facial atendem à nova necessidade emergente de limitar a exposição física a germes, oferecendo um controle de acesso sem toque altamente preciso.
Leitores de reconhecimento facial atendem à nova necessidade emergente de limitar a exposição física a germes e vírus
Como uma ferramenta de gerenciamento de funcionários, o reconhecimento facial ajuda a preservar a saúde dos funcionários que entram no trabalho, ao mesmo tempo em que fornece ao gerenciamento um meio infalível de documentar o tempo e a frequência dos funcionários, fornecendo um histórico detalhado da atividade geral dos funcionários e rastreamento individual de pessoal. Ambos têm sido desafios de longa data devido aos sistemas e práticas de rastreamento de tempo facilmente comprometidos. Agora, nada resta a questionar com base em dados concretos.
A seleção da solução certa para seu aplicativo específico de controle de acesso e/ou gerenciamento de funcionários depende de uma ampla gama de variáveis. Mas existem algumas características principais que você deve procurar ao avaliar os leitores de reconhecimento facial.
LEDs amplos e de ângulo próximo
A maioria dos terminais de reconhecimento facial emprega alguma forma de tecnologia IR (infravermelho) para ajudar a garantir alta visibilidade pelo sensor de imagem da unidade. Isso geralmente limita onde a unidade pode ser instalada, como ao ar livre ou perto de janelas, devido à forte luz ambiente.
Leitores de reconhecimento facial mais avançados empregam até 80 LEDs de infravermelho próximo de grande angular e 60 LEDs de infravermelho próximo de ângulo estreito, permitindo que a unidade reconheça rostos mesmo em plena luz do dia e ambientes bem iluminados (não sol direto). Isso permite a instalação em locais internos próximos a janelas e entradas de edifícios.
Análise de distribuição de intensidade de pixel 3D
Outro avanço a ser buscado envolve a análise tridimensional da intensidade do pixel. A iluminação ambiente contém raios ultravioleta que podem anular a iluminação LED infravermelha próxima e também podem lançar sombras, tornando difícil para um leitor de reconhecimento facial identificar os pontos de reconhecimento facial necessários para identificação e autenticação.
A análise tridimensional da distribuição de intensidade de pixels minimiza os efeitos da luz ambiente ao adquirir imagens faciais, minimizando os contrastes de iluminação. Como resultado, é mais fácil para o algoritmo reconhecer o formato do rosto, permitindo extrair mais características faciais e criar modelos de rosto de maior qualidade.
Ergonomia Funcional
O ângulo e a posição de um leitor de reconhecimento facial afetam diretamente o desempenho da unidade. Leitores de reconhecimento facial com diferentes ângulos de visão para câmeras visuais e infravermelhas integradas permitem que os usuários fiquem em posições mais adequadas para reconhecimento facial com pouco ou nenhum esforço de contorções. Isso resulta em uma experiência de usuário mais rápida, confortável e conveniente.
Processamento de alto desempenho
O desempenho de uma solução de reconhecimento facial depende diretamente de seu poder de processamento. Os novos leitores avançados de reconhecimento facial empregam tecnologia aprimorada de extração de modelo de rosto e processadores poderosos. Um processador quad-core de 1,4 GHz pode realizar até 3.000 correspondências de banco de dados facial em um segundo. As soluções mais avançadas também apresentam a funcionalidade Group Matching capaz de executar até 30.000 correspondências em um segundo.
Detecção de rosto ao vivo
É muito importante que os leitores de reconhecimento facial que você avalia sejam capazes de analisar rostos em tempo real para manter a entrada/saída fluida mesmo durante altos volumes de tráfego de funcionários. Os sistemas de detecção de rosto ao vivo dependentes de hardware que empregam tecnologias como reconhecimento de termograma facial e reconhecimento de veias faciais exigem componentes de hardware caros, fornecem correspondências menos precisas e desempenho de autenticação mais lento, o que é contra-intuitivo para aplicativos convencionais de controle de acesso e gerenciamento de funcionários.
Autenticação dupla para segurança adicional
Embora o uso de um leitor de reconhecimento facial avançado forneça a conveniência, os benefícios para a saúde e a economia de identificação e autenticação sem toque, há muitas aplicações em que mais de uma credencial pode ser necessária para garantir os mais altos níveis de segurança. Leitores avançados de reconhecimento facial com recursos de credenciamento multimodal e multifatorial oferecem esse benefício de segurança adicional.
Capacidades de videofone ou interfone
Leitores de reconhecimento facial com multifuncionalidade podem resolver vários desafios com uma solução. Um exemplo perfeito inclui dispositivos com recursos de videofone SIP (protocolo de iniciação de sessão) que eliminam efetivamente a necessidade e as despesas associadas à instalação de dispositivos de intercomunicação separados enquanto adicionam outra camada de segurança às instalações.
O mundo pandêmico e pós-pandemia do COVID-19 acelerou a necessidade de tecnologias de reconhecimento facial altamente precisas, econômicas e confiáveis. Selecionar a solução certa para seu controle de acesso e/ou gerenciamento de funcionários é mais importante do que nunca.
Soluções Integradas e Tecnologias para Segurança
A Satis vai muito além de um distribuidor de segurança eletrônica, pois oferecemos diversos serviços juntamente com a revenda Hikvision, JFL ou qualquer outra marca.
Nossa equipe presta um atendimento personalizado, uma venda consultiva para orientar 100% o integrador a desenvolver seu projeto. Aqui você encontra a orientação de profissionais técnicos e experientes, que sabem tudo sobre os equipamentos de segurança do momento. Por isso, podemos ajudar você a desenvolver o projeto do seu cliente desde o início até o momento de instalação.