fbpx

Roubo em armazéns: Conheça as táticas utilizadas e as 5 melhores maneiras de prevenir

  Publicado em 15/09/22

Com mais de 10 anos de atuação no mercado, a Satis Distribuidora possui experiência no ramo de segurança eletrônica voltado para indústrias. Veja, a seguir, as táticas de roubo mais utilizadas em armazéns, e as melhores soluções que mapeamos para elas. 

Táticas mais utilizadas para roubo em armazéns

1. Remoção

O método mais fácil e simples de roubo é a extração de qualquer tipo de mercadoria do armazém diretamente através dos guardas. Este método é provavelmente o mais incomum e o menos interessante em termos financeiros, pois é bastante difícil levar a mercadoria se você não envolve os agentes de segurança dessa maneira.

Em termos gerais, a relevância deste método de furto depende muito das características específicas da empresa e do produto. Por exemplo, se a maior parte da mercadoria for eletrônica, a estrutura do detector de metais pode servir como uma forma eficaz de proteção. 

Além da função de controle, pode desempenhar uma função preventiva. E, digamos, em uma empresa farmacêutica, os agentes e métodos de controle podem ser diferentes. 

2. Remoção planejada com os guardas

O segundo método muito comum de roubo é o roubo de mercadorias combinado com os guardas. As desvantagens deste método incluem possibilidades quase ilimitadas para o volume de roubo. 

Muitos armazéns funcionam 24 horas por dia, enquanto no turno da noite, em regra, o controle é realizado mais fraco devido à diminuição do número de funcionários, portanto, em teoria, com essa forma de roubo é possível retirar uma grande quantidade de produtos do armazém.

Além disso, se os meios técnicos de proteção têm “buracos” óbvios, a segurança tem “excelentes” capacidades para ocultar vestígios de crimes – correção de gravações de videovigilância, desativação de alarmes, etc. As razões acima tornam este método muito popular entre os intrusos.

É difícil lidar com esses roubos e há apenas um caminho aqui: um sistema de vigilância por vídeo sem pontos cegos, um equipamento projetado para um longo período de armazenamento e a falta de acesso dos seguranças ao arquivo de gravações de vídeo e, é claro, não menos importante é o trabalho meticuloso de integração entre todas as soluções de segurança eletrônica.

3. Roubo durante o transporte de mercadorias

Na cadeia de movimentação de mercadorias, a logística de transporte ocupa um lugar especial. Este é o mais vulnerável. Se abstrairmos de como a empresa transporta a mercadoria – por sua própria unidade de transporte ou envolvendo uma empresa de transporte externa, podemos dizer que o risco de roubo durante o transporte e os prejuízos financeiros são enormes.

Soluções de segurança eletrônica que toda empresa deveria ter

Como observado acima, em muitos aspectos, os métodos e meios de roubo dependem das condições em que uma determinada empresa está localizada, de modo que as abordagens de prevenção de perdas são individuais para cada organização. No entanto, podemos distinguir várias ferramentas básicas, comuns a todas, que podem ajudar a reduzir o risco de roubo.

1. Monitoramento remoto 24 horas

Hoje, a vídeo vigilância é um atributo essencial do sistema de segurança de qualquer empresa e sua necessidade não é passível de discussão.

2. Trabalhar em parceria com uma empresa de segurança eletrônica

Claro, a presença de um profissional de segurança eletrônica na sua empresa é de extrema importância. No entanto, é indicado contratar uma empresa especializada no assunto quando a intenção é projetar a logística, e criação de soluções, envolvendo a segurança (da sua mercadoria e de seus funcionários).

3. Sistemas de Controle de Acesso

A instalação de um sistema de controle de acesso em todos os locais de transição impedirá fisicamente movimentos não autorizados. Ressaltamos também que a instalação do sistema  não é apenas um equipamento colocado nas portas, mas também a sobreposição de quaisquer passagens com auxílio de catracas, veículos, etc. 

Além de ser uma solução que pode ser combinada com outras estratégias dentro do mix da segurança eletrônica. 

Resumindo, podemos concluir que apesar do risco de roubo em armazéns ser bastante real, é possível, e necessário, minimizar efetivamente esses riscos. Para fazer isso, você só precisa investir em segurança eletrônica. 

Não sabe por onde começar? Entre em contato com a Satis. 

4. Câmeras de perímetro

ColorVu é a linha Hikvision de câmeras de segurança com imagens coloridas mesmo à noite. Você pode escolher o modelo para 20 ou 40 metros, bullet ou dome.

5. Análise inteligente dos veículos que estão entrando e saindo

Conheça a o modelo Hikvision com tecnologia LPR (License Plate Recognition), já habilitada para reconhecimento de placas Mercosul.

Soluções Integradas e Tecnologias para Segurança

A Satis vai muito além de um distribuidor de segurança eletrônica, pois oferecemos diversos serviços juntamente com a revenda Hikvision, JFL ou qualquer outra marca.

Nossa equipe presta um atendimento personalizado, uma venda consultiva para orientar 100% o integrador a desenvolver seu projeto. Na Satis você encontra a orientação de profissionais técnicos e experientes, que sabem tudo sobre os equipamentos de segurança do momento. Por isso, podemos ajudar você a desenvolver o projeto do seu cliente desde o início até o momento de instalação.

Carrinho